CENTRO MADRE ANTONIA: “Uma pequena luz” para as mulheres em Rosário – Argentina

Compartilhar

Nos seis meses vividos e partilhados na Cidade de Rosário Província de Santa Fé – Argentina,  tive a grande oportunidade de crescimento humano sensibilizado pela realidade das mulheres em contexto de prostituição desta cidade, especificamente no Bairro das Flores uma das maiores periferias no Estado de Santa Fé. Realidade esta encontrada de grande pobreza social beirando a miséria, lugar esquecido e marginalizado pelo governo. É claro e visível às necessidades básicas de moradia, saneamento básico, alimentação, trabalho, educação. A Injustiça social onde muitos têm pouco e poucos têm muito. É neste lugar de grande carência que se encontra o Centro Madre Antonia, uma das sedes de trabalho das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, onde atualmente conta com uma equipe de três religiosas Oblatas; duas professoras; uma assistente social; uma psicóloga e uma voluntária.

É um espaço de acolhida, escuta acompanhamento e capacitação das mulheres moradoras deste bairro e que exercem a prostituição, onde são oferecidas e desenvolvidas diversas atividades com as mulheres: Trabalhos manuais (trabalhos estes que possibilita entrada de renda no mês para ajudar com suas famílias) Corte de costura, celebrações; trabalhos e reflexões em grupo.
Prostituição… Pobreza… Desafio…Todas estas realidades juntas desafiando a vida, e o Centro Madre Antonia sendo uma pequena luz ajudando e percorrendo um caminho de evangelização libertadora com as mulheres em situação de prostituição.

Confecção e trabalhos manuais na sede do Centro Madre Antonia.

Por Evelyn Caroline, Noviça do Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor e Educadora Social no Projeto Antonia. 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Um comentário sobre “CENTRO MADRE ANTONIA: “Uma pequena luz” para as mulheres em Rosário – Argentina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *