Puerta Abierta é um projeto que pertence à Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor. Constituído por uma equipe de religiosas e leigas/os que promovem um espaço de acolhida, acompanhamento e incentiva no processo de autonomia pessoal de mulheres em situação de prostituição e que são vitimas do tráfico de seres humanos para o fim de exploração sexual. Neste espaço são desenvolvidas atividades de acompanhamento pessoal, aula de Informática, alfabetização, dança, trabalhos manuais, reflexão em grupo, celebrações em datas festivas e atividades externas.
Durante esse período atuaram em diversas atividades com as mulheres: visitas a campo onde conhecemos um pouco da realidade da prostituição da região. Realizaram visitas no centro comercial do bairro Constituicion e na Praça Onze. Perceberam que muitas dessas mulheres são oriundas de Republica Dominicanas, Paraguai e Brasil, poucas de Argentina.
Em Buenos Aires o Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor desenvolve outro projeto que se chama Casita, situado no bairro Flores região comercial da cidade. Esta ação é desenvolvida por uma equipe voluntária, constituída por leigas/os, professoras/or do Colégio Shönthal e religiosas de outras congregações, acompanhados por uma irmã Oblata.
Para saber mais visite o Blog do Projeto Puerta Abierta Recreando. http://puertaabiertarecreando.blogspot.com.br/
Atividade com as mulheres sobre o Tráfico de Seres Humanos.
Ana Paula Aparecida de Assis e Luiza Teixeira Pralon de Sousa são noviças na Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor e Educadoras Sociais na Unidade Antonia.