O campo de estágio é o espaço que nos permite relacionar a teoria, adquirida em sala de aula com a prática. É neste campo em que se pode ter um aprendizado aprofundado sobre a prática profissional, havendo assim um conhecimento prévio de como será sua atuação como Assistente Social.
O Projeto Antonia nos proporcionou um grande aprendizado, durante um ano e três meses em que estivemos como estagiárias de Serviço Social, pois atuar com mulheres em situação de prostituição, reafirmou para nós, o quão ausente é o Estado, principalmente referente à falta de Políticas Públicas destinadas para esta categoria e também como está enraizado na sociedade o machismo e o preconceito para com essas mulheres e como é perceptível o quão vítimas de um sistema, capitalismo selvagem, elas são.
Também percebemos que a prostituição ainda é um tema em que muitos ignoram, ao invés de discutir sobre, é uma atividade que é cercada por diversos estereótipos, ligada às drogas lícitas / ilícitas e tráfico de pessoas.
Foi de suma importância ter a visão crítica do Serviço Social frente as questões levantadas a cada atendimento, onde se faz necessário realizar um trabalho de pouco a pouco em que não impomos nada as mulheres, apenas as orientamos sobre as possibilidades de cada decisão e além de tudo estamos sempre reforçando sobre seus direitos perante a sociedade.
Por: Luciana Dantas e Samara Martins
Samara Martins (Ex Estagiária de Serviço Social da Unidade Antonia), Rosilene (Assistente Social da Unidade Antonia) , Luciana Dantas (Ex Estagiária de Serviço Social da Unidade Antonia). |