Estágio em Serviço Social no Projeto Antônia

Compartilhar

O campo de estágio é o espaço que nos permite relacionar a teoria, adquirida em sala de aula com a prática. É neste campo em que se pode ter um aprendizado aprofundado sobre a prática profissional, havendo assim um conhecimento prévio de como será sua atuação como Assistente Social.

O Projeto Antonia nos proporcionou um grande aprendizado, durante um ano e três meses em que estivemos como estagiárias de Serviço Social, pois atuar com mulheres em situação de prostituição, reafirmou para nós, o quão ausente é o Estado, principalmente referente à falta de Políticas Públicas destinadas para esta categoria e também como está enraizado na sociedade o machismo e o preconceito para com essas mulheres e como é perceptível o quão vítimas de um sistema, capitalismo selvagem, elas são.

Também percebemos que a prostituição ainda é um tema em que muitos ignoram, ao invés de discutir sobre, é uma atividade que é cercada por diversos estereótipos, ligada às drogas lícitas / ilícitas e tráfico de pessoas.

Foi de suma importância ter a visão crítica do Serviço Social frente as questões levantadas a cada atendimento, onde se faz necessário realizar um trabalho de pouco a pouco em que não impomos nada as mulheres, apenas as orientamos sobre as possibilidades de cada decisão e além de tudo estamos sempre reforçando sobre seus direitos perante a sociedade.
                                                                              Por: Luciana Dantas e Samara Martins

Samara Martins (Ex Estagiária de Serviço Social da Unidade Antonia), Rosilene (Assistente Social da Unidade Antonia) , Luciana Dantas (Ex Estagiária de Serviço Social da Unidade Antonia). 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *