Agentes De Prevenção São Capacitadas Para Realizar Teste De HIV Com Fluido Oral

Compartilhar
O Centro de Testagem e Aconselhamento de Santo Amaro (CTA/SA) capacitaram 14 pessoas (Agentes de prevenção) para realizarem o teste de HIV com fluído oral. Entre estas, três mulheres atendidas pelo Projeto Antonia.
O teste do fluído oral é teste de triagem disponibilizado pelo Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.  Este procedimento detecta anticorpos contra o HIV na mucosa bucal da pessoa, não exige infraestrutura para realizá-lo e o resultado sai em até 30 minutos.
No dia 27 de julho as pessoas que foram capacitadas receberam o certificado em uma cerimônia organizada pela equipe do CTA e as/os Agentes de Prevenção. Essa contou com presença de representante dos serviços públicos da região e de entidades privadas, entre estas o Projeto Antonia.

As pessoas representantes das diversas entidades presentes expressaram a importância desse teste na prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTS) por ser prático de aplicar e poder ser realizado no local onde se encontra as pessoas.
As/os Agentes de Prevenção apresentaram o trabalho que vem realizando em Centros de Acolhidas de adultos e adolescentes enfocando que é mais uma alternativa que as pessoas têm de detectar o vírus, embora o diagnostico deve ser realizado em uma unidade de saúde especifica. Manifestaram gratidão, alegria, esperança e entusiasmo na missão a qual se sentem convocadas/os a realizar junto à sociedade na prevenção das DSTS.  
Por Lúcia Alves 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *