Dia internacional dos Direitos Humanos – Ação de Sensibilização

Compartilhar
Na data 10 de Dezembro encerra-se oficialmente os 16 dias de ativismos que Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. 
No Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
Relata Mª José Silva (Educadora Social do Projeto Antonia): é um período importante para esclarecer a sociedade e lutar pelo direito das mulheres.

O Projeto Antonia, em consonância com o seu planejamento interno de sensibilização da sociedade com relação a realidade de violência sofrida pelas mulheres, e em parceria com a Associação Empresarial de Santo Amaro, Subprefeitura, Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Centro de Cidadania da Mulher de Santo Amaro, realizou uma ação no Calcadão de Santo Amaro – SP (uma área comercial), onde distribuiu os calendários elaborados pela Rede Oblata com mensagem fazendo referência ao fim da violência contra a mulher. 
A Equipe da Unidade Antonia destaca nesta ação a quantidade de mulheres abordadas que relataram já terem vivido ou ainda estarem vivendo situações de violência. Isto nos confirma que o número real de mulheres em situação de violência é muito maior do que temos conhecimento. 
É necessário retirar da formação de nossa sociedade a cultura da naturalização da violência contra às Mulheres que como descreve o Art 6º da Lei Maria da Penha,  se constitui como uma das formas de violação dos direitos humanos.

Por: Luiza Pralon – Projeto Antonia
Fonte:

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *