Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

Compartilhar
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) chegou em São Paulo e o Centro de Referência DSTs/Aids de Santo Amaro (serviço parceiro do Projeto Antonia),  é um dos equipamentos que está disponibilizando este atendimento na fase inicial. Saiba mais informações!

O que é o PrEP?

A Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV é o uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é prevenir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável.

Onde está disponível?

Nesta fase inicial, a profilaxia está disponível nos seguintes serviços da Rede Municipal Especializada em ISTs/Aids:

– CTA Santo Amaro (sul)
– CTA Pirituba (norte)*
– SAE Butantã (oeste)
– SAE Fidélis Ribeiro (leste)
– SAE Ceci (sudeste)
*No CTA Pirituba, a PrEP estará disponível a partir de 14 de fevereiro

Para quem é PrEP?

A prioridade para a PrEP são as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e têm maior risco de infecção ao vírus, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes* (quando um tem HIV e o outro não).
*Pessoas soropositivas em tratamento há mais de seis meses, com carga viral indetectável, sem outras infecções sexualmente transmissíveis, têm chances desprezíveis ou inexistentes de transmitir o HIV.

O uso do preservativo deve ser abandonado quando se usa a PrEP?

Não. A PrEP pode ser combinada com outros métodos de prevenção já conhecidos, como o preservativo, que protege contra as demais IST. A PrEP não previne a gravidez e não garante 100% de proteção contra o HIV, tal como qualquer outro método.

Fonte:
http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/previna-se/profilaxia-pre-exposicao-prep
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/dstaids/index.php?p=248175

Acompanhe as ações da Rede Oblata Brasil pelo facebook!

https://www.facebook.com/RedeOblataBrasil/

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *