Os Efeitos da Auriculoterapia

Compartilhar
Fonte: Internet
Projeto Antonia tem oferecido às mulheres atendidas o serviço de auriculoterapia francesa, que é um tratamento complementar, no auxílio a saúde emocional, física, mental, através da aplicação de esferas de cristais, em pontos de reflexo no pavilhão auricular (orelha).

É uma técnica que se baseia no estimulo do pavilhão auricular visando aos reflexos sobre o sistema Nervoso Central. Estimula pontos correspondentes aos órgãos e funções do corpo. Ao receber esses estímulos, o cérebro produz uma série de fenômenos relacionados a diversas áreas do corpo. Trata de disfunções orgânicas e promove analgesia através de estímulos de pontos reflexos.

Tão importante quanto cuidar da saúde física é cuidar da saúde mental, e a auriculoterapia também proporciona momentos de relaxamento musculoesquelético e mental.

Não são raros os casos de mulheres que sentem dores no corpo, cujas dores estão ligadas ao acúmulo de responsabilidade, estresses, ansiedade, emoções, conflitos psíquicos. As mulheres são afetas por sua ocupação, seja em casa, no trabalho, em suas relações sociais, na convivência com fatores de riscos, locais insalubres, jornadas noturnas, estigmas, medo, questões financeiras, conflitos familiares, etc.


Percebendo o quanto as mulheres são afetadas, o Projeto Antonia disponibilizou o serviço de auriculoterapia para elas como um momento de cuidado especial, para relaxar, expressar suas dores e angústia, e se permitir buscar o equilíbrio para flexibilizar situações. 

As mulheres que aderem a auriculoterapia trazem retorno de resultados no tratamento de insônia, diminuição de ansiedade, dores articulares, enxaquecas, entre outras. Abaixo algumas expressões das mulheres em tratamento na auriculoterapia:

“sofria de insônia, depois da auriculoterapia voltei a dormir bem” (T.I)

“não sinto mais as dores nos pés” (I.S)

“sinto que estou mais controlada, na ansiedade”  (L.C)

“Gosto de fazer a sessão de auriculoterapia, pois me sinto mais leve, relaxada mesmo, corpo e na mente” (R.A)



Maria Jose Silva
(Educadora Social e Terapeuta Auricular)

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *