O novo portal web das Irmãs Oblatas – Província Santíssimo Redentor – traz páginas cheias de história, reflexões, projetos e conteúdos de sensibilização social. Trata-se de um novo espaço de missão e comunicação que nasce para fomentar a luta por justiça social, pautada em uma pedagogia própria e carisma inspirado nos passos de Jesus Redentor.
Formada por Brasil, Angola, Argentina e Uruguai, a Província conecta culturas e realidades diferentes, que se encontram na missão que Padre Serra e Madre Antonia iniciaram com tanta coragem e ousadia, enxergando a invisível dor das mulheres em contextos de prostituição e vulnerabilidade social daquela época.
Presentes em 15 países ao redor do mundo, hoje, as Irmãs Oblatas se mantém em dinâmica de discernimento, com uma perspectiva global, para atualizar a compreensão de seu propósito à luz dos novos desafios gerados pela dinâmica social e cultural. Permanece no imperativo evangélico para entrar em contextos de exclusão e prostituição feminina, com implicação profética, solidariedade real e afirmação do Deus da Vida.
O legado dos fundadores da Congregação, Padre Serra e Madre Antonia, anima religiosas/os, leigas e leigos no caminho de construção por um mundo melhor, atuando na defesa e garantia dos direitos humanos das mulheres e para que a igreja que vá além de seus muros, rumo às periferias existenciais, rememorando o próprio Papa Francisco.
O novo portal pode ser acessado no endereço oblatassr.org, em português e espanhol.
Comunicação Rede Oblata Brasil
@redeoblatabrasil | https://www.oblatassr.org/
Sobre a Rede Oblata Brasil
O Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor é uma instituição católica criada em 1870, na Espanha. Tem como fundadores o monge beneditino José Maria Benito Serra, e Antonia Maria de Oviedo. leiga que, posteriormente, tornou-se religiosa consagrada. A partir da observação do tratamento dispensado às mulheres em contexto de prostituição quando recorriam aos hospitais, ou mesmo à qualquer instituição religiosa ou filantrópica, decidiram desenvolver um trabalho totalmente direcionado à acolhida dessas mulheres que se encontravam à margem da sociedade e sem qualquer possibilidade de inserção.
A Rede Oblata nasceu em 2003 pela inquietação das irmãs e leigas/os diante da necessidade de animar e articular os Projetos de Missão no Brasil para impulsionar o desenvolvimento humano e social das mulheres em situação de prostituição, atuar no enfrentamento ao tráfico de mulheres para fins de exploração sexual e sensibilizar a sociedade quanto à realidade dessas mulheres.