Irmãs Oblatas celebram o Portal da Província Santíssimo Redentor como um novo espaço de missão e comunicação

Compartilhar

O novo portal web das Irmãs Oblatas – Província Santíssimo Redentor – traz páginas cheias de história, reflexões, projetos e conteúdos de sensibilização social. Trata-se de um novo espaço de missão e comunicação que nasce para fomentar a luta por justiça social, pautada em uma pedagogia própria e carisma inspirado nos passos de Jesus Redentor.

Formada por Brasil, Angola, Argentina e Uruguai, a Província conecta culturas e realidades diferentes, que se encontram na missão que Padre Serra e Madre Antonia iniciaram com tanta coragem e ousadia, enxergando a invisível dor das mulheres em contextos de prostituição e vulnerabilidade social daquela época.

Presentes em 15 países ao redor do mundo, hoje, as Irmãs Oblatas se mantém em dinâmica de discernimento, com uma perspectiva global, para atualizar a compreensão de seu propósito à luz dos novos desafios gerados pela dinâmica social e cultural. Permanece no imperativo evangélico para entrar em contextos de exclusão e prostituição feminina, com implicação profética, solidariedade real e afirmação do Deus da Vida.

O legado dos fundadores da Congregação, Padre Serra e Madre Antonia, anima religiosas/os, leigas e leigos no caminho de construção por um mundo melhor, atuando na defesa e garantia dos direitos humanos das mulheres e para que a igreja que vá além de seus muros, rumo às periferias existenciais, rememorando o próprio Papa Francisco.

O novo portal pode ser acessado no endereço oblatassr.org, em português e espanhol.

Comunicação Rede Oblata Brasil

@redeoblatabrasil | https://www.oblatassr.org/

 

Sobre a Rede Oblata Brasil

O Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor é uma instituição católica criada em 1870, na Espanha. Tem como fundadores o monge beneditino José Maria Benito Serra, e Antonia Maria de Oviedo. leiga que, posteriormente, tornou-se religiosa consagrada. A partir da observação do tratamento dispensado às mulheres em contexto de prostituição quando recorriam aos hospitais, ou mesmo à qualquer instituição religiosa ou filantrópica, decidiram desenvolver um trabalho totalmente direcionado à acolhida dessas mulheres que se encontravam à margem da sociedade e sem qualquer possibilidade de inserção.

A Rede Oblata nasceu em 2003 pela inquietação das irmãs e leigas/os diante da necessidade de animar e articular os Projetos de Missão no Brasil para impulsionar o desenvolvimento humano e social das mulheres em situação de prostituição, atuar no enfrentamento ao tráfico de mulheres para fins de exploração sexual e sensibilizar a sociedade quanto à realidade dessas mulheres.

Conheça a Congregação – OSR:

http://www.hermanasoblatas.org/

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *