Sem categoria

Política no Brasil e Eleições 2014 é tema de formação com as mulheres na Unidade Antonia

Compartilhar
No dia 15 de setembro de 2014 a Unidade Antonia realizou uma formação com as mulheres sobre A história política do Brasil, recordando informações dos séculos anteriores até os dias atuais.
A formação foi ministrada pela estagiária de serviço social (Luciana Dantas) que explicou quais foram as formas de governo que o Brasil vivenciou, enfatizando cada uma delas.
Durante a formação foi dito que antigamente as pessoas não tinham o direito de votar, depois de muitas lutas conseguiram parcialmente, pois em um período da história existiam coronéis de total poder sobre uma parte da população que induzia o voto final, os chamados de “votos de cabrestos”.
Uma das participantes acredita que atualmente existe esse tipo de voto: “No meu bairro, essa prática ainda se faz presente esse nome voto de cabresto, apenas mudou”. M. 55anos. As demais mulheres concordaram com a afirmativa, embora não detalharam como isso ocorre.
Hoje em dia o voto é um direito de todos (as) e é importante conhecer a organização política do país para votar com responsabilidade.
Luciana apresentou ao grupo a função de cada cargo político como Presidente, Governador, Deputado Estadual, Federal, entre outros, pois conhecendo melhor a colocação de cada um têm se mais clareza no momento de escolha do (a) candidato (a).

O tema despertou nas mulheres a importância de pesquisar e conhecer o seu candidato antes de fazer a escolha nas eleições de 2014.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *