Dia Mundial de Combate ao Câncer

Compartilhar
Nessa data de sensibilização para combate ao câncer, nos deparamos com uma realidade assustadora em geral, e para as mulheres é ainda mais alarmante, pois a estimativa dos índices de mulheres com câncer é superior ao dos homens; segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) a estimativa para 2016/2017, no Brasil, foi de:
“Entre os homens, são esperados 295.200 novos casos, e entre as mulheres, 300.870”.  (Grifo nosso)

Os índices apresentados pelo INCA e as estimativas, tem o propósito de alertar para a prevenção, a exemplo do câncer de pele, tem maior incidência entre homens e mulheres.
É importante saber os tipos de câncer já identificados as e as formas de prevenção, pois com as informações e orientações necessárias é possível participar da luta contra o câncer.
O INCA também apontou a estimativa de câncer com maior incidência entre as Mulheres:

“Entre as mulheres, as maiores incidências serão de cânceres de mama (57.960), cólon e reto (17.620), colo do útero (16.340), pulmão (10.860), estômago (7.600), corpo do útero (6.950), ovário (6.150), glândula tireoide (5.870) e linfoma não-Hodgkin (5.030)’.

Tipos
Formas de Prevenção:
Câncer de Mama 22% dos casos
Consultas regulares ao médico, autoexame;
Câncer de Pele 25% dos casos
Evitar a exposição ao sol nos horários críticos, entre 10h e 16h.
Câncer de Pulmão (90% dos casos ligados ao uso de tabaco)
Evitar o fumo, pois fumar pode causar vários tipos de câncer, principalmente em órgãos do aparelho respiratório.
Câncer no colo do útero (um tumor que se desenvolve a partir de alterações das células do colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras e são totalmente curáveis na maioria das vezes)
O exame Papanicolau feito regularmente previne o câncer do colo do útero. Manter consultas e exames regularmente.
Câncer de Boca (Tem entre os sintomas lesões no interior da boca ou lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias)
A maior parte dos pacientes com câncer de boca é fumante
Câncer de Estômago
O pico de incidência se dá em sua maioria em homens, por volta dos 70 anos. Cerca de 65% dos pacientes diagnosticados têm mais de 50 anos.
Comer vegetais crus, frutas cítricas e alimentos ricos em fibras, desde a infância, é fundamental para prevenir o câncer de estômago.
Câncer de cólon e reto (intestino grosso)
Grande parte desses tumores se inicia a partir de lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.
Dieta rica em vegetais e laticínios e pobre em gordura previne o câncer colo retal.
Hereditariedade e outros fatores de risco para o câncer
Preservação do meio ambiente, pois as mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem e o estilo de vida podem determinar o surgimento de diferentes tipos de câncer. É
Adotar hábitos saudáveis é uma forma de prevenir várias doenças não somente o câncer, previna-se contra as doenças sexualmente transmissíveis usando preservativo, uma dessas doenças está associada ao vírus HPV ligado ao câncer no útero.

A tendência da sociedade foi substituir a alimentação saudável, por produtos industrializados, carregados de conservantes; até mesmo o hábito de beber água, que ajuda a limpar o organismo das toxinas, não deve ser substituído pela ingestão de refringentes e sucos industrializados que contém um alto teor de açúcar. Ou ainda as bebidas alcoólicas que devem ser evitadas ao máximo.
A exposição ao sol em horário impróprio (10h as 16h) é um fator que deve ser observado, pois o câncer de pele é o de maior incidência entre homens e mulheres, conforme INCA. Cuidados que devem ser observados: usar protetor solar, chapéu, óculos de sol com proteção contra raios ultravioleta, etc.
Outro aliado nessa luta é o exercício físico, que seja uma caminhada, descer 1 ou 2 pontos antes de seu itinerário, andar com cachorro, passeio no parque, praça, subir e descer escada, ou outros. Converse com o médico e encontre a melhor forma de ser exercitar, o importante é não ser sedentário.
O cigarro tem sido um dos maiores vilões nesse enfrentamento, por ser uma droga legalmente comercializada, prejudicial tanto ao fumante, como ao fumante passivo. Muitas são as propagandas negativas, até mesmo nas embalagens comercializadas, sobre as doenças que podem causar, entre elas o câncer, e ainda assim o número de fumante é extenso, visto que, o parar de fumar é uma decisão pessoal, e é preciso querer, muitas vezes só o querer não é suficiente é necessário buscar ajuda de profissionais.
Prevenir ainda é o melhor remédio. Porque “prevenir” é se antecipar, tomar os cuidados necessários para que algo indesejável não aconteça.
                  
Por: Maria José Silva
(Educadora Social – Projeto Antonia)
Fontes de pesquisa:
http://www.oncomedbh.com.br/site/?menu=Informa%E7%F5es&submenu=Fique%20por%20dentro&i=31&pagina=08%20de%20abril:%20DIA%20MUNDIAL%20DO%20COMBATE%20AO%20C%C2NCER
http://www.inca.gov.br/wcm/quiz/quiz.asp?Q=1&U=425274&C=437416&P=7












Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *