Prostituição, Vulnerabilidade Social e Coronavírus

Compartilhar

“Diante da crise mundial causada pela da pandemia do vírus COVID 19, nós, Família Oblata, refletimos acerca da situação das mulheres que exercem a #prostituição. Sendo essa população vulnerável, ela deve ser prioridade e estar no centro da discussão sobre estratégias para mitigar os efeitos dessa epidemia.

As estratégias de enfrentamento adotadas pelo Estado ao COVID-19 dialogam diretamente com uma classe média que tem acesso a direitos básicos como: saneamento básico,água potável, moradia digna, trabalho formal (com direitos trabalhistas assegurados), rede de saúde de qualidade, educação emancipadora. Sendo assim, como tratar sobre a importância de lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel, se alimentar adequadamente e manter distanciamento social, para pessoas que não têm acesso aos direitos básicos?

As mulheres atendidas pela Rede Oblata vivem em situação de #vulnerabilidade, suas pautas são invisibilizadas e seus direitos são negados. Mulheres pauperizadas que precisam continuar a buscar sustento, se colocando em risco, nesta sociedade violenta e excludente.

Neste momento, a Rede Oblata tem refletido sobre o seu papel fundamental diante da realidade das mulheres que exercem a prostituição.

A hiperinformação sobre os temas do novo coronavírus – e da doença por ele provocado, a COVID19 – dificultam o entendimento sobre a gravidade real da situação. Precisamos, neste momento de possível agravamento das desigualdades no nosso país (e no mundo), fortalecer as trocas de conhecimento e acolhimento (mesmo que remoto) às mulheres. Como estratégia de enfrentamento à situação estamos também fazendo pontes com a Rede #Socioassistencial, entendendo o quanto a parceria, a solidariedade, a sororidade, a empatia, a misericórdia e a compaixão precisam andar juntas.

Que neste momento de provação, que Padre Serra e Madre Antonia nos inspire; que possamos seguir o seu exemplo de altruísmo e “ver, sentir compaixão e cuidar ”.

#RedeOblataBrasil#mulheres#coronavírus

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *